Objetivas profissionais claras – entenda como usar.

Vejo muitos fotógrafos empunhando objetivas claras da linha profissional como se fosse um trófeu.

A pergunta é…será que eles sabem usar o poderio bélico a seu favor?

Analisei muitas imagens que estão na net, e verifiquei que muitos não sabem o que estão fazendo.

Estão utilizando a abertura f 1.2 / 1.4 / 2.8 desnecessariamente,  fazendo com que suas imagens fiquem sem qualidade e principalmente sem nitidez.

Muitos anos  atrás no começo da minha fotografia, procurando informações li uma nota sobre DIFRAÇÂO na fotografia, não dei muita atenção na época, pois minhas  fotos eram  amadoras.

Veja neste link o que acontece com a luz dentro da sua objetiva.

Como as objetivas profissionais  tem mais nitidez e linhas de resolução do que as objetivas standart,  ao  me profissionalizar comecei a estudar sobre o assunto.

E foi nesta época que resolvi ler melhor sobre a DIFRAÇÂO:

WIKIPÉDIA

O fenômeno da difração está relacionado com as propriedades de ondas ao transportarem energia de um ponto ao outro do espaço. E é intimamente relacionado ao fenômeno da interferência.

Como as ondas são caracterizadas por uma variação periódica de uma qualquer propriedade, podem interagir entre si quando duas ou mais ondas atravessam a mesma região do espaço. Pode acontecer também que uma onda tenha a sua velocidade e/ou direção mudadas, ao interagir com um objeto ou meio material interposto em seu caminho.

A difração, como dito acima, está relacionada com a interação de uma onda com um obstáculo, ou então quando encontra um orifício através do qual possa atravessar um obstáculo.

A onda então, ao contornar ou atravessar um obstáculo, toma diferentes caminhos (diferentes trajetórias), cujos comprimentos totais podem variar. Da variação dos comprimentos totais atravessados, diversas ondas oriundas da original (segundo o princípio de Huygens) acabam por se recombinar ao passar por um dado ponto do espaço.

A DIFRAÇÂO na fotografia está relacionada a abertura da sua objetiva.

Veja na foto acima um simples exemplo do que acontece com a luz de uma imagem fotografada com vários diafragmas.

Ter uma objetiva profissional, não é sinônimo de qualidade se não souber utilizar, é claro que ficamos tentados a luz, e ao desfoque na profundidade de campo, mas será que vale apena fotografar tudo, só com os pontos mais abertos da objetiva.

Toda ótica tem sua melhor resolução e nitidez a partir do segundo ponto do início ou do final do diafragma.

EX: usando uma objetiva f1.4 teremos a melhor resolução em linhas com o diafragma a partir do  f2.8 , se utilizar uma objetiva f2.8, vamos ter a melhor qualidade a partir do diafragma f5.6.

Pense bem antes de utilizar grandes aberturas, com a atual  qualidade de captação é melhor compensar a falta de luminosidade com o ISO e trabalhar a profundidade de campo com a distância focal e distância física.

Um Puta NATAL e ANO NOVO a todos vocês, e que DEUS abençõe todos no ano de 2010.

Um grande beijo no coração de todos

Anúncios

9 comentários

  1. Sugestões de presentes para o Natal: Para seu inimigo, perdão. Para um oponente, tolerância. Para um amigo, seu coração. Para um cliente, serviço. Para tudo, caridade. Para toda criança, um exemplo bom. Para você, muita paz, saúde e felicidade.

    Feliz Natal e um ano cheio de luz e JPEGS rsrs.

    Lidiane

  2. Muito bom este post, esclarecedor, obrigado pelas dicas. Confesso que não acompanhava seu blog, mas devido a grande repercussão tenho feito visitas frequentes, em relação ao assunto Lightroom prefiro não comentar.
    Abraços.

  3. Fotografar com lentas fixas claras é uma delicia. A lente toda aberta tem menos nitidez mesmo, e o foco fica mais crítico em evento social.

    Uma coisa eu digo: fotografar a entrada da noiva em f/1.8 com uma Canon 85 f/1.2L é uma maravilha! 🙂

    Abs e conitnua postando assuntos como este, Leandro!