Tenho visto muitas pessoas afirmando e matérias escrevendo que usar uma máquina Full Frame faz com que o fotografo trabalhe melhor e mais definido a profundidade de campo ou circulo de confusão a frente ou ao fundo do objeto focado!
Esta matéria é pra não deixar dúvidas sobre este assunto e você tirar suas próprias conclusões.
Tenho um amigo no meu face o Marcelo Floriano de Rezende que escreveu estes dias:
A mente humana é como um paraquedas, só funciona bem quando está aberta”.
Vamos lá, o que fizemos nestas duas fotos, a primeira foi com a Nikon D800 com a objetiva 50mm f2.8, a segunda com Nikon D7000 com a mesma objetiva e distância do objeto que no caso é o boneco do meu filho, a diferença é a superexposição na imagem para diferenciar na fusão.
O círculo de confusão ficou a cargo de lâmpadas de natal de led ao fundo da imagem.
Perceba o fator de corte, a imagem se encaixa super bem dentro da imagem Full Frame, mostrando que não há fator de multiplicação na imagem APS-C e sim fator de corte.

Segunda imagem, veja o circulo de confusão no fundo , a profundidade de campo é a mesma.

Ou seja, você está convencido agora que não existe diferença visível de profundidade de campo entre uma Full Frame e APS-C com a mesma objetiva e a mesma distância física?
Bom pra mim, ainda não vejo diferença suficiente para investir o dobro em uma Full Frame, mas vamos lá.
E se eu resolver fotografar com a mesma objetiva mas manter a proporção do corte, a D800 vai estar a frente e a D7000 vai estar atrás ou seja a D800 mais perto vai desfocar bem mais do que a D7000 que está atrás, veja com seus próprios olhos e tira sua conclusão!

O agrupamento do círculo difere devido a distância física, mas o circulo de confusão é muito idêntico, a diferença existe sim, mas ela é muito pequena para seu olho ou seu cliente ver.
E sinceramente será que você é capaz de falar qual foto é a D800?
As duas com ISO 100, f5.6 1/2 de velocidade, lembrando que as duas estão com o mesmo preset interno.
A pergunta é:
Será que realmente vale a pena investir em uma máquina que custa R$ 8.000,00 onde a diferença de profundidade de campo a olho nú você não vê?
a pergunta que não quer se calar, qual das duas que é FF na ultima imagem??? eu chutaria na da esquerda
E o fato de se poder fotografar com ISO bem alto nas Full Frame, mesmo assim você acha que não compensa o investimento Leandro? Grande Abraço, e parabéns, tenho lido todos os seus excelentes artigos!